Colégio Cataguases enfim é reformado

Reforma do Colégio Cataguases

O projeto para a reforma de um dos mais importantes patrimônios culturais do município cataguasense, o prédio do antigo Colégio Cataguases, hoje Escola Estadual Manuel Inácio Peixoto, é orçada em R$ 1.948.078,06. A reforma que atende a uma das maiores reivindicações da população, teve início em abril de 2008, quando o então vice-governador Antônio Anastasia visitou a escola para a inauguração da réplica do Painel Tiradentes. O que atrasou o abra foi a apresentação do projeto ao IPHAN e o acidente que ocorreu com uma aluna dentro das dependências do colégio.

O projeto já estava aprovado antes mesmo da eleição. Em julho de 2010 o diretor, Maurício Werneck, assinou o termo e com isso o dinheiro foi liberado em dezembro. A previsão para o término da obra é de dez meses, a partir de fevereiro.

A reforma é acompanhada pelo engenheiro da empresa responsável pela obra, pelo engenheiro fiscal e também pelo engenheiro da Superintendência de Ensino, além do arquiteto do IPHAN. Todo o trabalho que vem sendo realizado tem o cuidado de preservar as características originais do patrimônio tombado e, por isso, a obra tem a autorização e conta com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN.

Um novo sistema de drenagem está sendo implantado, substituindo manilhas de barro por tubos de PVC, mais resistentes e com maior espessura. Também serão substituídos 1.500 metros quadrados de telhados, além de recomposição de esquadrias, portas e janelas. Todo o piso danificado, em salas de aula e nos corredores, serão trocados por novos modelos em tacos ou cerâmica.

A reforma dos banheiros vai beneficiar, especialmente, aos alunos que estudam em tempo integral, já que novas duchas serão instaladas. Os banheiros serão também adaptados para cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção.

Haverão laboratórios de física, química e biologia localizados na última sala do terceiro andar do prédio. Na parte esportiva, a quadra será ampliada ganhando arquibancadas e vestiários. Serão substituídos mobiliários em geral, as carteiras das salas de aula e as poltronas do auditório do Colégio. O prédio vai ainda receber pinturas externa e interna em todas as dependências.

Como alunos dessa instituição de ensino, desejamos que a obra seja concluída com sucesso e que todos possam desfrutar com zelo do nosso “novo” colégio.

2 respostas para Colégio Cataguases enfim é reformado

  1. Dioni disse:

    Parabéns pelo trabalho. Realmente vocês estão se revelando ótimas jornalistas.

  2. Dioni disse:

    Realmente vocês estão se revelando ótimas jornalistas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s