A Semana das Águas em Cataguases

No período de 21 a 27 de março aconteceu na cidade de Cataguases uma série de comemorações pelo Dia Mundial da Água celebrado desde 1922 no dia 22 de março, quando a ONU(Organização das Nações Unidas) instituiu a data.

Em parceria com impresas locais, ONGs e instituições ambientais, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, promoveu palestras, apresentações teatrais, oficinas educativas e trilhas dirigidas aos alunos das escolas públicas e privadas e também a comunidade, com a finalidade de promover a conscientização da preservação da água, do papel das nascentes e cursos d’água na vida do planeta e claro, na nossa vida. E, também como este ano é o Ano Internacional de Florestas, os idealizadores do evento, procuraram relacionar a importância da água com a das florestas. Ao longo da semana, a população cataguasense teve a oportunidade de se informar sobre o assuntode e vistitar os estandes que ficaram montados na Praça Rui Barbosa, no centro da cidade.

Durante a realização deste evento, tivemos o prazer de entrevistar  a estudante do 7º período de Ciências Biológicas das Faculdades Integradas de Cataguases(FIC), Thaynara Dalton que participou do evento e nos deu várias informações sobre a Semana das Águas de Cataguases.

Confira abaixo a entrevista:

Thaynara Dalton, 21anos, Estudante do 7º período de Ciências Biológicas das Faculdades Integradas de Cataguases(FIC) e Estagiária da Energisa/Instituto Estadual de Florestas (IEF).

– Qual o objetivo da Semana das Águas ?

A semana das águas é um evento comemorativo  para que possamos lembrar da importância da água em nossas vidas, levando em consideração o fato de que ela está presente em todos os momentos e que, sem água não há vida no planeta Terra. E, por ela ser um recuso abundante em nossa região, nós as vezes nos esquecemos de sua imensa importância e esquecemos também de que apesar de ser um recurso abundante, ela pode ser tornar escassa com o uso inadequado. Portanto, temos o objetivo e o compromisso de alertar as pessoas sobre a preservação das água e do meio ambiente.

– O que você acha dos recursos hídricos da nossa cidade ?

Eu entendo que a população cataguasense, assim como as das demais cidades acham que por a água ser abundante em nossa região, temos a falsa ideia de que ela nunca vai se tornar escassa e por isso não nos preocupamos devidamente em preservar nossas nascentes, áreas de preservação permanente, as matas e o próprio rio, poluindo-o e degradando-o. O que pode a médio prazo se tornar um grande problema para a população.

– Qual a relação entre as florestas e as águas ?

As florestas servem como “uma esponja coletora de água”, quando chove na mata essa água é absorvida, parte pelas plantas, parte pelo solo e armazenada nos lençóis aumentando o nível desses reservatórios subterrâneos. Se caso não houvessem as matas, as águas da chuvas entrariam em contato com o solo e escorreriam sem ser devidamente absorvidas, fazendo com que a capacidade dos lençóis ficassem menores, diminuindo a vazão das águas proveniente desse.

– Mito ou verdade: A água irá acabar ?

Mito. Desde que o planeta foi formado existem 1.300.000.000 km³ de água  e nenhuma gota foi perdida até então. Essa renovação se dá pelo ciclo hidrológico, que é totalmente fechado e, uma hora a água está disponibilizada na forma de gás, outra hora no subterrâneo, outra hora presente em rios e lagos (água doce) e em outra presente nos oceanos e mares (água salgada) e ainda é encontrada na forma de geleiras e dentro dos corpos dos seres vivos, já que 70% do nosso corpo é constituído de água. O que acontece sobre a polêmica da escassez de água é que a forma disponível para o consumo está sendo altamente poluída, fazendo com que esse ciclo natural(que demora um determinado tempo para acontecer) se torne cada vez mais demorado devido a fatores antrópicos, tais como lançamento de esgoto industrial e doméstico nos cursos d’água, lixo, desmatamento, assoreamento, ente outros, tornando a água cada vez mais escassa na forma potável para o consumo.

2 respostas para A Semana das Águas em Cataguases

  1. Samara de Paula disse:

    Não tive a oportunidade de participar da semana da água, mais parece que foi bem legal. Achei super interressante a entrevista da Thaynara, pois não sabia que a água não irá acabar. Parabéns pessoal !

  2. Muito boa entrevista.
    Conheço Thaynara lá do Horto, parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s