Energia Nuclear: Mocinha ou Vilã ?

Protesto do Greenpeace contra a construção da usina nuclear de Angra 3. Fonte: http://verdefato.blogspot.com/2009/04/nuclear-angra-greenpeace-manifesto.html

Uma das alternativa disponíveis para suprir uma grande parte da necessidade energética das sociedades modernas é a energia nuclear. Ela é utilizada para produzir vapor que por sua vez irá girar as turbinas da usina, produzindo a energia elétrica .

Assim como outros assuntos polêmicos, a energia nuclear é alvo de debates envolvendo a ciência e a sociedade, talvez pelo fato da radioatividade ter sido apresentada ao mundo através da bomba de Hiroshima no fim da 2ª Guerra Mundial e ter causado milhares de mortes, e pelos tantos outros acidentes envolvendo radiação, como o  de Chernobyl, na Ucrânia, o Césio-137, em Goiás, e o recente episódio que ocorreu no Japão na usina nuclear de Fukushima com o vazamento de radiação após o terremoto e o tsunami que devastou o país. Assim, toda vez que se toca nesse assunto, as pessoas ficam com receio ou até mesmo demostram medo. E com razão, não é mesmo?!

Mas na verdade além de trazer risco para a população, a radioatividade também trouxe muitos benefícios, pois pessoas são tratadas ou até mesmo curados com o uso de diferentes tipos de radiação.

Atualmente, a polêmica da produção da energia elétrica a partir de energia nuclear, ainda é debate no Brasil, o grupo ambientalista, Greenpeace, lançou um relatório sobre os riscos das usinas nucleares e disse que “investir numa usina nuclear no Brasil vai na contramão ao bom senso e uso apropriado de recursos públicos. Usinas nucleares são inseguras, caras, ultrapassadas e sujas . “ e segundo o coordenador da campanha antinuclear no Brasil, as usinas de Angra 1 e 2 são incapazes de produzir mais do que 2% da eletricidade no país, no entanto seria desnecessário a construção de Angra 3.

Portanto, vemos que há outras formas mais limpas de energia, como a eólica e a solar que além de ser ecologicamente corretas, não oferecem riscos à população.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s