Alerta contra a dengue

A Dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus, transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti. Tem como etiologia qualquer uma das quatro sorotipos, do vírus da dengue. Os sorotipos são identificadas pelas siglas DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.

A dengue clássica se inicia de maneira súbita e pode ocorrer febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nas costas. Às vezes aparecem manchas vermelhas no corpo. A febre dura cerca de cinco dias com melhora progressiva dos sintomas em 10 dias. Em alguns poucos pacientes podem ocorrer hemorragias discretas na boca, na urina ou no nariz.

Este ano, 462 casos notificados de dengue, com 104 confirmados. Números que colocam a cidade na lista dos 20 municípios mineiros com o maior índice de notificações da doença. A Secretaria de Saúde do município de Cataguases intensificou as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue.

Para que o trabalho de erradicação do aedes aegypti tenha o efeito satisfatório, a cidade foi dividida em 46 áreas, que foram pesquisadas, e em muitas delas o grau de contaminação é bem elevado. Como foi detectado nos bairros Guanabara, Ana Carrara e Isabel Tavares o índice supera os 10% de infestação. “O perigo é de um morador destas áreas ser contaminado, e no período de encubação da doença ele se locomover para outra área de grande circulação na cidade e ser novamente picado, multiplicando o risco de uma epidemia”, disse o coordenador, lembrando que o mosquito pode também ser infectado por uma pessoa que já tenha sido contaminada.

Segundo a coordenadora, embora a cidade esteja em estado de alerta, o núcleo de trabalho dos agentes do combate à dengue em Cataguases melhorou muito, a ponto de a cidade já servir de modelo de ação para outros municípios, o que ainda falta é o comprometimento da população em atuar preventivamente.

Em nossa cidade existem muitos focos de dengue, por isso a melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água (locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença). Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros. E a colaboração da sociedade é fundamental nessa luta.

Então lembre-se: Acabar com a dengue é dever de todos nós!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s