Entrevista: Artista de Cataguases

Artista Plástico, Altamir Soares.

Tivemos o imenso prazer de entrevistar o professor de artes e artista plástico, Altamir Soares, que inclusive foi nosso professor, e que é formado em Licenciatura Plena em Arte pela Faculdade de Belas Artes em São Paulo, realizou cursos no Museu de Arte Moderna em SP, Museu de Arte e Ofícios, entre outros. E, expôs suas obras diversas vezes em Cataguases, Juiz de Fora, Brasília, Belo Horizonte, na Universidade Federal de Viçosa, etc. Conversamos muito sobre a arte e como ela é vista atualmente na cidade de Cataguases.

Nome: Altamir Soares de Araújo

Pseudônimo: Altamir Soares

Idade: 56 anos

Profissão: Professor de artes e artista plástico atuando na área da pintura,escultura e desenho.

1) Quando você começou a trabalha com a arte ?

Contava naquele momento com aproximadamente 11 anos e o meu maior incentivador foi o então professor de arte daquela época, Ady Resende (que muito agradeço por ter tido paciência comigo), também não me esqueço quando meu pai me deu a primeira tela. Outro fato marcante, foi quando fiz sozinho minha primeira tela, uma paisagem da Praça Rui Barbosa, que ainda tenho.

2) Atualmente, vários artistas costumam ser derivados de outros, seguindo técnicas e movimentos artísticos através do tempo. Você segue algum modelo ou é influenciado por algum artista ? Quem seria ?

Não acredito nesse contexto “derivados de outros artistas”, porém tenho certeza de que se não for a totalidade, a grande maioria sempre se espelha em algum artista. Hoje, é quase humanalmente impossível não seguir alguém, haja visto a infinidade de técnicas e artistas existentes. Talvez, alguém se diz que é original, que não se projetou em ninguém, mas isso soa falso, pois se observarmos sempre vai haver algo de um artista, e ademais não é vergonha para ninguém dizer que se projetou em um artista. O que eu não aceito em hipótese alguma, é a cópia, afinal isto é deixar de ser original. Eu, particularmente já me projetei em vários, como por exemplo : Paul Cezanne, Monet, Picasso, Henri Mooroe, Van Gogh, August Rodin e tenho-os como um exemplo, apesar de buscar uma linguagem própria.

3) O que a arte representa para você ?

Vocês já devem ter percebido que a arte é tudo pra mim, é como o ar que eu respiro ou o sangue que corre em minhas veias. A arte me possibilitou libertar-me de muitos e muitos preconceitos, me projetou junto a muitos fatos e ainda vem me dando oportunidade de crescimento pessoal e coletivo.

4) Em uma cidade tão rica culturalmente quanto Cataguases, você acha que a arte deveria ser mais difundida, incentivada?

Com certeza, mas é uma coisa que infelizmente essa administração (a chamada mudança para valer ) não saber o valor que a arte tem para mundo, e desconhecem o que Cataguases representa neste sentido, desconhecem e desvalorizam grande nomes que aqui tiveram, como: Rosário Fusco, Guilhermino César, Ascânio Lopes, Portinari, Jan Zack,Emeric Mercier entre tantos outros que se aqui ficássemos falando tomaria muito tempo. Mas não devemos esquecer dos atuais que sem falsa modéstia me coloco como um deles. O que me dói em tudo isso, é que a grande maioria dos que lá estão se dizem professores. Acho que incentivar seria pouco, pois a arte deveria sempre estar em seu devido lugar que merece junto a sociedade, basta olharmos para trás o que fez e representa a arte no mundo, e que não deveria ter esse tratamento que hoje ocorre aqui.

5) Quais os principais desafios que você encontra na sua profissão?

Apoio, incentivo, valorização, respeito. Artista não é nenhum vagabundo. É além de tudo um ser humano, que de certa forma é diferenciado dos demais

6) Em Cataguases a arte é valorizada ?

Estaria sendo incoerente dizendo que sim. Deveria sim ter da grande maioria uma real  valorização. Isto não quer dizer que as pessoas devem comprar, valor não condiz a só isto, mas sim, apoio, incentivo, reconhecimento, etc.

7) Quais as técnicas que você usa para expressar suas ideias, sentimentos e percepção acerca do mundo? (Se é através da pintura, escultura, desenho, colagem, fotografia….ou outras técnicas)

Com exceção da colagem eu utilizo todas as demais técnicas, e venho sempre buscando algo diferente. O artista  nunca dever aceitar as coisas fáceis, e como todo e qualquer trabalho, requer muito trabalho, estudo, perda, ganho é isto que faz da arte ser diferente, ela está sempre se transformando, e nunca se encontra e não deve ficar na inércia.

8 )  Em que você costuma se inspirar para produzir suas telas?

Basicamente no ser humano, em suas dores, sofrimento, angústias, etc.(Como poderá ver nas telas)

9) Quem te introduziu no mundo das artes ?

Como já mencionei anteriormente, foi o Sr Ady Resende e que muito agradeço, hoje o tenho como um grande amigo, onde sempre que encontramos trocamos informações. A outra pessoa sou eu mesmo, pois sempre acreditei em mim no  meu  potencial. Tudo foi através de muita luta, muita busca, muita vontade de  querer fazer, de ser, mas já  bateu de desistir, largar tudo. Busquei força, acreditando sempre  no meu objetivo, sem isto seria tudo em vão. Ao longo de todo esse tempo galguei  meu caminho. Se vou chegar lá não sei, mas por tudo que já foz até agora valeu para mim, pois sou um vencedor, e faço o que gosto com prazer.

10) Sua arte é valorizada ?

Estaria mentindo se dissesse que não, há sim uma pessoa que muito a valoriza: EU (Desculpe esta arrogância) mas se eu não acreditar e valorizar, acham que os outros valorizariam?! Com certeza não. Sei que muitos falam da minha obra, mas tomo meus devidos cuidados, pois devemos medir quem fala, e como falam.

Obras de Altamir Soares

Deixe um comentário