História da Cidade de Cataguases e comemorações do aniversário da cidade

                               Os 134 anos de Cataguases

Centro Cultural Eva Nil, antiga Estação Ferroviária. Fonte: Facebook Cataguases Mg

Nossa Cataguases “A Princesinha da Zona da Mata” localiza-se na Microrregião de Cataguases e Mesorregião da Zona da Mata de Minas Gerais, ocupando uma área de 482,33 km2 e a 167 metros de altitude com clima quente e úmido, com uma população estimada em 2009 de 70.507 habitantes, com densidade demográfica de 144,74 pessoas por km2. Possui cinco distritos: Cataguarino, Glória, Aracati, Vista Alegre e Sereno, constituindo assim sua Zona Rural.

   Devido às terras férteis, um forte fluxo migratório aconteceu às margens do Rio Pomba nas últimas décadas do sec.XII propiciando na época acirramento dos conflitos com as tribos indígenas (Puris e Coroados) aqui existentes.

   Com o passar dos anos são várias as noticias sobre a existência de diamantes na área e com isso, segundo Artur Rezende, aportam vários padres Jesuítas iniciando-se um pequeno núcleo populacional denominado Porto dos Diamantes.Grandes fazendeiros vindos de outras regiões, usavam as sua amizades juntos ao Imperador D. Pedro II para obter doações de terras para desenvolvimento de suas economias agropecuária e mineração.

   Em 1828, o Comandante das divisões militares do Rio Doce, Coronel Guido Thomaz Marlière, francês de nascimento, inspecionando as obras da estrada de Campos chegou a Aldeia do Meia Pataca à margem esquerda do Rio Pomba: estratégico: volumoso e navegável por canoas, Marlière recebe doação de terras do sargento Henrique de Azevedo,confrontados com o Ribeirão Meia Pataca, para a construção de uma Igreja dedicada a Santa Rita de Cássia e a imediata fundação de um povoado, surgindo assim o Curato de Santa Rita do Meia Pataca.

   A Vila Cataguases, sede do Município de mesmo nome foi instalado a 7 de setembro de 1877, tendo  José da Silva Pinto como o primeiro Presidente da Câmera. Nesta época a Vila de Cataguases possuía seis rua e dois lagos. Uma população de 450 habitantes, entre eles dois médicos, dois dentistas e quatro advogados. Havia ainda duas farmácias e duas fábricas de cerveja, Nacional e Pavel.

   Quatro anos após passa a categoria de cidade pela lei 2.766.

   O nome Cataguases foi adotado por sugestão do Coronel José Vieira, sendo este, nome de um riacho que banhava sua terra natal, atual o Município de Prado. Seu significado, segundo algumas pessoas é”gente boa”, outros dizem “terras de lagoas tortas” ou ainda “povo que mora no país das matas”.

   Considerada como cidade histórica de Minas Gerais, Cataguases gravou seu nome no cinema brasileiro. Nos anos 20, alcançou grande repercussão com a revista e o Movimento Verde. Diversos prédios modernos foram construídos na época  e em 1995, o IPHAN decidiu pelo tombamento de uma poligonal no centro da cidade de aproximadamente 60 quadras face à importância de seu patrimônio arquitetônico.

 

Ponte Metálica. Fonte: Facebook Prefeitura de Cataguases

 O dia 7 de setembro, além de representar a Indepêndencia do Brasil, é também o aniversário da cidade de Cataguases. No entanto foi realizado na cidade  do dia 07 a11de setembro no bairro Taquara Preta a comemoração dos 134 da nossa cidade. Tivemos várias atrações com shows como o de Jorge Aragão e Perla. Veja abaixo, as fotos do tradiconal desfile de 7 de setembro e da Festa da Cidade.

6 respostas para História da Cidade de Cataguases e comemorações do aniversário da cidade

  1. valeria disse:

    adorei ler a estoria da minha cidade! moro na vila minalda . meu nome he valeria 31 anos

  2. valeria disse:

    adoreiiiiiiiiiiii

  3. Brenda disse:

    Eu achei interessante

  4. luciana teixeira de souza disse:

    meu pai nasceu em Cataguase e veio para o Rio de Janeiro ainda muito jovem, aqui constitui família e teve 2 filhas, sempre dizia que voltaria em sua cidade natal, mais nunca pode voltar devido ao trabalho pois era dono de um estabelecimento. Meu Pai faleceu ha 4 anos e não realizou seu sonho de voltar, hoje eu vejo as fotos de cataguase e sua historia me emociona muito, pois também é a historia do meu pai.( Sebastião Estevam de Souza) meu pai querido que tanto amo!

  5. kristiane disse:

    Eu adorei,Cataguases faz parte da minha vida dez da infancia……
    quando fiquei adulta conheci meu marido pai de meus filhos
    adore muito………….. de conhecer a história de uma cidade muito
    querida para mim

  6. Sandra disse:

    É MUITO BOM CONHECER A HISTÓRIA DA MINHA CIDADE. VAI SER DE GRANDE VALIA PARA MIM.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s