Museus de Cataguases

MUSEU CHÁCARA DA DONA CATARINA

A residência que pertenceu a um dos fundadores da Cataguases-Leopoldina o Coronel João Duarte e a sua segunda esposa, a italiana Catarina Zauza, foi restaurada em 1998 através de projeto patrocinado pela Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho com apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, em parceria com as empresas Usiminas e Telemar e se tornou o Museu Chácara Dona Catarina, inaugurada em 2000. A chácara é um espaço voltado para exposições de artes plásticas e concertos musicais.

MUSEU DA ELETRICIDADE CATAGUASES-LEOPOLDINA

O Museu da Eletricidade, inaugurado no dia 6 de julho de 1985, conserva em dois espaços físicos distintos, a história da Companhia Força e Luz Cataguases-Leopoldina e da eletricidade no país. O espaço tecnológico que funciona no antigo prédio da Usina Maurício, localizado em Leopoldina é um museu vivo, no qual, as máquinas da usina estão em perfeito estado de conservação e funcionamento. O segundo espaço físico do museu é o espaço documentário, localizado no centro da cidade em um casarão em estilo art nouveau cuja construção data de 1915. Nesse espaço existe um centro didático e interativo sobre o uso da eletricidade, além de diversos objetos, fotos e documentos importantes que guardam a história da Companhia.

O Museu da Eletricidade – Espaço Documentário foi inaugurado em 1985 e acha-se instalado em uma construção do início do século XX, com uma tipo de arquitetura urbana muito comum na época. Além do acervo, o Museu abriga um centro didático e interativo sobre o uso da eletricidade, a Super Estação de Energia. Na lateral do casarão, ainda dentro de seu complexo, há o Café do Museu e o Anfiteatro Ivan Müller Botelho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s