Análise dos filmes

Através dos filmes, temos a oportunidade de entender melhor como foi a Segunda Guerra Mundial, o Nazismo, Hitler, se os alemães eram favoráveis as ideias nazistas ou não, como agiam os alemães em relação aos demais povos julgados por eles como “inferiores”, tais como os judeus, homossexuais, entre outros e como era a vida dessas pessoas nos campos de concentração(extermínio).

Veja abaixo a análise dos filmes:

FILME: Fuga de Sobibor – O campo do inferno

Este filme é baseado em fatos reais e retrata como era a vida dos judeus nos campos de concentração. Mulheres e crianças eram encaminhadas para “o banho de desinfecção”, que na verdade era um local em que elas eram assassinadas. Quem desobedecesse as ordens, era morto. Os judeus eram submetidos a terríveis situações, tinham trabalhos pesados, eram humilhados e ainda tinham que aprender a lidar com a perda de amigos e familiares. Insatisfeitos e cansados com essa situação, os judeus resolvem se rebelar e planejam uma fuga. Armando vários planos e estratégias, eles conseguem matar alguns dos comandantes nazistas e conseguem fugir, embora muitos judeus tenham sido mortos durante a fuga. É um filme que consegue retratar de uma forma impressionante o horror que aqueles seres humanos viviam, a dor, a angústia, a tragédia e mesmo assim não desistiam de lutar pela vida.

FILME: Operação Valquíria
Operação Valquíria é um filme baseado em fatos reais e que mostra claramente que nem todos os alemães eram a favor de Hitler e do nazismo. Este filme tem no elenco o astro holywoodiano, Tom Cruise, que faz o papel do coronel Claus von Stauffenberg que se envolve numa conspiração para acabar com o governo e tem como principal objetivo matar Adolph Hitler. No entanto, o grupo põe em prática a Operação Valquíria(plano que já existia) com o objetivo de conduzir a Alemanha após a morte de Hitler. Mas como Hitler sobrevive ao atentado ele manda prender os envolvidos no golpe e todos são executados.  O mais interessante desse filme é que ele retrata algo que muita gente talvez não saiba, que foi a Operação Valquíria, que desmitifica a ideia de que os alemães não reagiam as ordens de Hitler.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s