O rádio e a Era Vargas

Foto de novembro de 1937, após o golpe de Estado que implantou o Estado Novo. Fonte: Livro - Pelos caminhos da História - Adhemar Marques - Editora Positivo-1ª Edição/2006

O rádio obteve um papel muito importante na época da Era Vargas(período compreendido entre 1930-1945). Inicialmente, o rádio era um meio de comunicação das elites e só depois, na década de 30 no governo do presidente Getúlio Vargas, com o objetivo de atingir toda a população, transforma-se em meio de comunicação de massa, voltado à diversão e entretenimento do povo brasileiro. Foi então que em meio a tanto sucesso, Vargas resolveu explorar o rádio e passou a utilizá-lo como um grande aliado político sendo um meio de divulgação de seu governo interna e externamente, forma de repressão e controle de informações feitas pelo Estado(através do DIP – Departamento de Imprensa e Propaganda) e criando mecanismos para difundir seus interesses para o Brasil durante o período que estava no poder. A partir desses princípios, instituiu as emissoras de rádio brasileiras a transmitirem obrigatoriamente o programa “Hora do Brasil” com o objetivo de tornar públicas as realizações do governo e esclarecer a opinião pública sobre os problemas circunstanciais. Durante o Estado Novo também surge mais uma emissora de rádio oficial, a “Rádio Mauá” que associava a imagem de Vargas como aquele que proporcionava o bem aos trabalhadores brasileiros, influenciando os ouvintes. É importante lembra que o programa “Hora do Brasil” passou a se chamar “A Voz do Brasil” e está no ar até hoje, evidenciando as principais notícias do país. Portanto, podemos ver que desde os anos 30 o marketing político já era explorado.

Anúncios

4 respostas para O rádio e a Era Vargas

  1. Júnior disse:

    muito interessante esse meio de comunicação que começou a divulgar as noticias dos politicos e da politica em geral ao povo.

  2. marleane disse:

    adorei muito interesante

  3. kellen disse:

    legal muito interessante

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s