Regimes totalitários da atualidade

O regime totalitário denfende a total importância do Estado sobre os interesses dos cidadãos. O Estado possui um governo forte, capaz de controlar de forma absoluta os diversos setores da vida social, como os meios de comunicação, órgão de segurança, entre outras coisas e não há democracia. Os Estados totalitários são nações socialistas, comunistas onde não pode haver oposição, pois seus governos prendem ou simplesmente matam seus opositores. A população vive reprimida, sem nenhum direito de expressão. Há alguns meses, acompanhamos vários conflitos no Oriente Médio, no qual o povo reivindica a democracia.

Alguns países que possuem regimes totalitários atualmente. São eles: China,Cuba, Vietnã, Venezuela, Coreia do Norte, Sudão e vários países da África e do Oriente Médio

Na Coreia do Norte, por exemplo, todos despertam com um sinal coletivo, comida e roupa vêm do governo que garante: o país é uma potência.

Veja como é a rotina dos norte-coreanos:

Despertador Coletivo – Às 7 horas, alto-falantes despertam a nação. Em cada domicílio e escritório, uma caixa de som na parede toca a rádio estatal.

Sem Sinal – Não há semáforos- e nem fazem falta, pois há poucos carros. Policiais conhecidas como “damas do tráfego” direcionam o trânsito.

Coletivo- Os poucos carros vão para os funcionários públicos mais graduados. O comum é ir trabalhar a pé, de bicicleta, em ônibus elétrico e, principalmente de metrô.

Sul maravilha- Vindos da Coreia do Sul, balões com pacotes caem do céu. Eles trazem dinheiro, camisetas e panfletos contra a Coreia do Norte.

Kim Filho- A cara do presidente Kim iL-Sung, está em todas as ruas, casas, escolas, fábricas, repartições. Lojas têm fotos de iL-Sung fazendo compras ali.

Noite fraca- Às 21 horas, todos já estão em casa. Não há vida da noturna nem na capital, exceto uma boate e um cassino para estrangeiros.

Versão Oficial- A mídia admite problemas no país, mas tudo é culpa do imperialismo americano e seus lacaios sul-coreanos. Ninguém tem acesso à internet para checar os fatos.

Look Básico- A maioria usa roupas dadas pelo Estado. Homens ganham conjuntos azuis ou pretos; mulheres, blusas brancas e beges, saias pretas e azuis; crianças só o uniforme escolar.

Ração- A comida é racionada e é preciso ir buscá-la todos os dias em lojas do governo. Cigarros, bebidas e congelados são contrabandeados da China.

Diversão- Estádios lotam com os participantes da “diversão coletiva” . São espetáculos coreografados, parecidos coma abertura dos jogos olímpicos- só que sem os jogos.

Kim Pai -Abundam estátuas de Kim iL-Sung (1912-1994) fundador da Coreia do Norte. É costume noivos tirarem fotos aos pés dos monumentos no dia do casamento.

Rua- Na rua, não vê celulares -até pouco tempo atrás, quem tivesse um podia pegar pena de morte. Há poucos orelhões, pouco usados afinal, ligar pra quem, se ninguém tem telefone ?

Bem, essa “ rotina dos norte-coreanos” foi publicada pela Revista Superinteressante, Edição 283, Out/2010, fizemos algumas adaptações e divulgamos no nosso blog para que vocês possam entender melhor como é esse regime em alguns países.

Anúncios

Uma resposta para Regimes totalitários da atualidade

  1. amanda disse:

    pare mais uma escravidao nem os escravos daquela epoca viviam assim aonde vai parar essemundo mim ajudem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s